domingo, 2 de agosto de 2009

Como receber a ajuda do governo japonês para voltar ao Brasil

Com a determinação do prazo de três anos para que os descendentes que receberam a ajuda retornem ao Japão, o número de pessoas que vão solicitar o subsídio de 300.000 ienes do governo japonês deve aumentar. Todos os requisitos, condições, valores e formulários emitidos pelo governo japonês foram traduzidos para o português. O governo vai estabelecer um prazo de três anos de proibição para a reentrada no Japão de todo trabalhador desempregado que deixar o país sob o programa de apoio financeiro. De acordo com o programa, os estrangeiros desempregados, vindos da América do Sul e que são descendentes de japoneses, poderão receber do governo 300.000 ienes cada e 200.000 ienes por cada membro da família para retornar ao país de origem.
Houve algumas confusões, e muitos estrangeiros que estavam pensando em participar do programa, diziam que “a indefinição de um prazo para a reentrada dá a impressão de que esses estrangeiros não são bem-vindos”. “Inicialmente, o termo “prazo indefinido” foi adicionado (às condições para receber a ajuda) porque vai depender de como estará a situação econômica do Japão, mas a proibição de reentrada vai ser estipulada em um prazo de cerca de três anos”, disse o secretário chefe do gabinete Takeo Kawamura, durante uma reunião do comitê de orçamento da câmara baixa na segunda-feira. A mudança foi anunciada depois que o parlamentar Masaharu Nakagawa, do Partido Democrático do Japão, afirmou que “a mídia estrangeira está criticando a indefinição de um prazo para a proibição, questionando se o Japão está levando em consideração os direitos humanos”.

O Ministro do Trabalho, Saúde e Bem-Estar Social (diferente do Brasil onde existe para a referida função 1347 ministérios) , Yoichi Matsuzoe acrescentou que “se a economia melhorar nos próximos dois anos, vamos considerar uma redução desse período”. (Mainchi)

Fonte: Inside Tokyo


Um comentário:

  1. Prezado amigo de Caratinga. Preciso fazer contato por email. O meu é laguardia.luizf@gmail.com. A familia de minha mãe, os Laguardia também são de Caratinga.

    ResponderExcluir