sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A era do cliente: Conquista, manutenção e fidelização.

Não sei qual será a próxima Era, sei que estamos vivendo a era do cliente, a era do consumidor. Não mais vendem produtos ou serviços, eles são comprados, e com eles vão informações e qualidades, como insisto sempre, apresentados como soluções.As pessoas querem saber do produto: O que faz? Como funciona? Quanto dura? Quanto custa? Se existem outras opções mais caras, mais baratas. Aí estão as informações a que me referia se o produto ou serviço que você vende não precisa ter estas questões respondidas, ótimo!
Agora só falta a qualidade, o que o cliente quer, não é apenas a qualidade no pós-venda. E se o produto quebrar? E se depois descobrir que não era bem isso que queria? Poderá trocar? Poderá ter seu dinheiro de volta? Tudo isto está agregado ao quesito qualidade.
O cliente é exigente, conhece seus direitos, sabe o que quer, e o quanto está disposto á pagar. Merece ser chamado pelo nome, quer ser lembrado, não só quando quiserem lhe vender outra coisa, mas no seu aniversário, e em outras ocasiões, e acredite! Ele gosta de promoções, de descontos, e de laçamentos.

A partir disto podemos observar:

Por que se perde um cliente?

-Por falecimento: 1%
-Por mudança de endereço: 5%
-Por amizades comerciais: 5%
-Por maiores vantagens em outras empresas: 10%
-Por reclamações não atendidas: 14%
-Por indiferenças e mau atendimento: 63%

Nenhum comentário:

Postar um comentário