quinta-feira, 28 de maio de 2009

Economize todos os dias: você consegue fazer isso

O primeiro passo para pagar a sua dívida é ter uma visão realista da sua situação atual – quanto dinheiro você recebe a cada mês, quanto gasta e quanto pode poupar.
Essa informação básica ajudará você a criar um plano de ação de longo prazo ou decidir se precisa de ajuda profissional.
Pagar as suas dívidas representa reduzir imediatamente seus gastos. Também pode significar falar com seus credores, cobradores de dívidas e consultores de crédito ou débito. As seguintes informações podem lhe ajudar a alcançar a sua meta.
Economize todos os dias: você consegue fazer isso.
Economize os juros que você paga.
Você se surpreenderá ao descobrir como os pequenos gastos podem rapidamente se converter em grandes economias.
Algumas das suas despesas regulares e periódicas são luxos – coisas como a limpeza da casa, manicure, serviços de jardinagem – que você mesmo pode fazer ou simplesmente ficar sem. Troque esses pequenos luxos pelo grande luxo de pagar a sua dívida.
Tomar café em casa ou no trabalho, levar seu almoço de casa em vez de gastar de R$10 a R$ 30 todos os dias almoçando em um restaurante, deixar de pedir bebidas caras nos restaurantes e sair para jantar com menos freqüência - essas são coisas que todos podem mudar ou deixar de fazer e farão uma grande diferença nas suas despesas mensais.
Outras coisas como a televisão a cabo ou por satélite, serviços de telefonia móvel com todos os serviços adicionais, novos CDs ou música on-line e muitas outras coisas como essas são luxos que nós queremos, mas dos quais não precisamos. Você pode freqüentemente optar por um serviço de televisão a cabo ou por satélite mais barato ou por um pacote de serviços telefônicos que não imponha penalidades se você decide mudar, e isso deve economizar um bom dinheiro todos os meses.
Outros artigos como o leasing de um carro em um valor alto ou o financiamento de um apartamento podem requerer mais tempo para quitar as suas dívidas, mas com um bom planejamento você consegue fazer isso. Fazendo as mudanças recomendadas você pode economizar centenas de reais por mês. Com isso, você terá mais dinheiro para quitar sua dívida.
É igualmente importante não contrair novas dívidas depois de controlar suas finanças. Da mesma forma que cada dívida é diferente, a idéia de cada pessoa sobre o que é uma “necessidade” ou um “luxo” também varia. Só você pode decidir onde e como fazer essas economias todos os dias e fazer com que isso aconteça.
Seguir um orçamento e comunicar-se com seus credores tão logo perceba que está com problemas para efetuar seus pagamentos são os primeiros passos no caminho de controlar a sua dívida. Às vezes, essas medidas são apenas um começo, e você precisa procurar ajuda de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário