terça-feira, 28 de abril de 2009

Dica: Economize Energia e sinta a diferença


SÃO PAULO - Cerca de 20% de toda a eletricidade produzida no planeta é utilizada para iluminação . No entanto, grande parte dessa energia é desperdiçada ou porque 70% dos produtos de iluminação empregados utilizam componentes com tecnologia antiga ou simplesmente por maus hábitos, de acordo com a GE Iluminação.

Diante disso, agora que o verão já foi embora, dá para aproveitar que o friozinho está chegando para economizar energia. Para isso, bastam algumas medidas simples. Assim, você ajuda o planeta e o seu bolso!

De olho no ambiente

Para reduzir o consumo de energia , a primeira coisa a ser feita é olhar o ambiente, seja onde você mora seja no local onde trabalha. Para começar, substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode representar uma economia de mais de 80%.

O melhor de tudo é que, segundo os especialistas da GE Iluminação, as lâmpadas fluorescentes iluminam tanto quanto as incandescentes, mas consomem quatro vezes menos energia e duram até 12 vezes mais.

Além disso, prefira utilizar lâmpadas e sistemas de iluminação fabricados com materiais que refletem ou distribuem energia, ao invés de absorvê-la. Quando for utilizar luminárias, os especialistas da GE recomendam utilizar aquelas com fluxo luminoso ou coeficiente de iluminação entre 0,33 e 0,5, para espaços pequenos, e entre 0,55 e 0,8, para espaços grandes.

E não se esqueça: ao terminar a vida útil das lâmpadas, recicle as fluorescentes.

Pintar as paredes com cores claras e deixar sempre as cortinas abertas, para que o sol entre, são medidas simples que também ajudam a economizar. As cores claras refletem a luz, facilitando a iluminação do ambiente, demandando, assim, menos energia. Ao anoitecer, feche as janelas, para evitar a perda de calor.

De olho na tecnologia

Na hora de iluminar seu quintal ou o portão de casa, o melhor é utilizar luzes com sensores de movimento, que só acendem durante a noite e quando detectam a presença de alguém. O sensor reduzirá ainda mais o consumo de energia.

Prefira abajures e luminárias em vez de iluminar cômodos inteiros, pois esses elementos reduzem a voltagem das lâmpadas. Lembre-se que excesso de luz artificial é tão prejudicial para os olhos quanto a falta de luz. E, não esqueça, apague as luzes ao sair do cômodo.

Além disso, ao comprar produtos para iluminação, eletrodomésticos e artigos, atente para a certificação de eficiência energética. Os produtos certificados podem reduzir o consumo de energia em até 75%.

De olho nos aparelhos

Entre os vilões da conta de luz, o chuveiro e a geladeira são os que mais contribuem para o aumento dos gastos, respondendo por 25% e 30%, respectivamente, de toda energia utilizada em uma casa.

Ao diminuir o número de vezes em que se abre a porta da geladeira, não guardar alimentos quentes, verificar as condições da borracha de vedação e não secar roupas atrás do aparelho, é possível diminuir os gastos no final do mês.

No caso do chuveiro, a economia pode chegar a 30%, somente pelo fato de ele estar na posição verão. Com o frio, não precisa ficar mais que cinco minutos debaixo do chuveiro. Lembre-se de que, além de gastar energia, demorar no banho desperdiça água.

Aparelhos eletrônicos que ficam em stand-by, com a luz vermelha acesa indicando que estão prontos para entrar em funcionamento, podem encarecer uma conta de luz em até 15%. Tirar esses equipamentos da tomada pode ser uma boa atitude para o seu bolso.

Porém, essa medida não deve ser feita com todos os aparelhos, já que retirar da tomada um produto que será usado novamente em um curto período de tempo pode prejudicar a vida útil do equipamento.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário